Futebol português de luto após morte de António Vaz antigo guarda-redes do Sporting e Fc Porto

O futebol português está de luto. O Vitória FC anunciou, este sábado, a morte do mítico guarda-redes António Vaz. O antigo jogador tinha 79 anos e morreu em Setúbal.
“É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de António Vaz (1945-2025). Defendeu a nossa baliza entre 1970 e 1978. Neste momento difícil, endereçamos as nossas mais sentidas condolências à família e amigos”, pode ler-se na nota que o clube sediado em Setúbal deixou nas redes sociais.
O antigo guardião era natural de Penalva do Castelo, onde começou a carreira antes de se mudar para o FC Porto em 1967. Esteve dois anos ao serviço do clube da cidade Invicta e conquistou uma Taça de Portugal ao serviço dos azuis e brancos em 1968.
Seguiu-se depois uma viagem até ao sul do país. António Vaz rumou ao Vitória FC em 1970, clube de Setúbal onde foi treinador durante várias épocas por José Maria Pedroto e ao serviço do qual se estreou nas provas europeias.
Depois de uma breve passagem pelo Académico de Viseu, atingiu o pico de carreira no Sporting, para onde se mudou em 1979. Chegou ao Sporting aos 34 anos, tendo sido campeão pelo clube na época de 1979/80.
Com mais de quatro mil minutos ao serviço do conjunto sediado no Estádio de Alvalade, estreou-se de forma oficial pela equipa leonina a 12 de setembro de 1979 num jogo em atraso da primeira jornada frente ao Estoril.
António Vaz esteve duas épocas no Sporting. Fez 50 jogos de leão ao peito e reformar-se-ia dois anos depois. Passou Amora e pelo Comércio e Indústria, clube do distrito de Setúbal onde colocou um ponto final na carreira.