Benfica

Luís Filipe Vieira adia possível candidatura ao Benfica: “Quero ter…” (vídeo)

Após muita especulação em torno da possível candidatura à presidência do Benfica, Luís Filipe Vieira (ainda) não confirmou, em entrevista concedida ao canal NOW esta sexta-feira, se irá fazer parte das eleições marcadas para o próximo dia 25 de outubro, para as quais já são conhecidos os candidatos Rui Costa (atual líder), João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer.

“Todos os dias, quando vou fazer a barba, olho-me ao espelho e pergunto ‘Vais candidatar-te ou não?’ Os benfiquistas já me conhecem. Não tomarei um passo levianamente. Tenho de ter mais informação para poder definitivamente dizer que sim. Com os pés bem seguros no chão, com o que posso vir a encontrar, tenho de arranjar soluções. Poderei estar disponível, mas quando quiser dar esse passo tenho de ter a certeza. Primeiro vou resolver os problemas. Quero ter a certeza que terei competitividade para ser campeão e ter objetivos muito claros para o Benfica. Quando disser que sim é sinal que vou avançar”, começou por dizer.

“Quem é benfiquista sabe o que se passou nestes quatro anos [no mandato de Rui Costa]. O Benfica não teve liderança absolutamente nenhuma e os benfiquistas sabem disso. Não teve pessoas naquela casa que conduzissem a um percurso que não preocupasse, além de que perdeu influência nos bons sentidos. O Benfica tem de estar em todas as partes. Em termos de organização, estas pessoas, em quatro anos, conseguiram destruir uma organização que estava montada por mim (…) Quero o meu clube no caminho certo. Não vou esquecer o que eu percorri nos primeiros 10 anos da minha vida no Benfica”, vincou de seguida.

As críticas que estavam a ser dirigidas a Rui Costa rapidamente sofreram um ‘desvio’ em direção à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mais concretamente ao seu presidente Pedro Proença, num momento em que Luís Filipe Vieira não deixou nada por dizer, com referências, pelo meio, ao rival Sporting.

“Onde o Benfica perdeu influência? Foi na FPF e na Liga… O presidente do meu clube disse ‘Não votei Pedro Proença, votei no projeto’. O presidente do Conselho de Justiça foi indicado pelo Sporting. O ‘vice’ do CD é advogado do Sporting. Rui Caeiro é ‘vice’ para a arbitragem. O Dr. José Carlos Oliveira, ex-diretor jurídico no Sporting, é diretor jurídico na FPF. Tem acesso a todos os contratos dos clubes. É tudo Sporting, é tudo verde”, atirou o antigo presidente dos encarnados.

“O Pedro Proença andou dois anos e meio em campanha, quando ainda era presidente da Liga. Apanhei alguns casos em que estive presente. Não é por acaso que as pessoas dizem que tenho de voltar. Está a pender para um lado… O que se passou na Taça de Portugal é demasiado grave. Todos vimos um jogador do Benfica a ser pontapeado. O presidente da FPF ainda não veio a público dizer nada. Devem estar com problemas em que eu me candidate (…) Toda a gente sabe quem é o Pedro Proença. Sei como chegou até aqui. Se têm medo? As pessoas acham que ele penaliza nos jogos. Comigo nunca conseguiu brincar. Ele deixou a Liga com uma dívida brutal. Não pode brincar mais. Chegou a aliciar-me para determinado candidato não se candidatar” revelou ainda.

“Se eu for presidente do Benfica, creio que não vai estar muito tempo no futebol. Não sou só eu… Há muitos presidentes de clubes que estão calados porque parece que têm medo, mas não tenham. Arbitragens? Logicamente. Ele não pode lá estar muito tempo. Se o sonho dele é ir para a UEFA, então que vá. O que é que ele fez pelo futebol português? Quer ir comigo falar com os presidentes, um a um? Eu vou consigo. Fazer um movimento? Esse movimento já existe. Falta um empurrão…. Depois do ataque que ele me faz em direto… Ainda por cima nem falou no meu nome. Foi cobarde. Ele agora vai pôr a equipa dele toda a tentar fazer 30 por uma linha, mas eu aguento com eles todos”, garantiu Luís Filipe Vieira.

As dúvidas em torno do avanço da sua (eventual) candidatura levaram Luís Filipe Vieira a confessar estar “à espera de uma resposta” para decidir se tal oficialização acontecerá já “na próxima semana”, tendo sido questionado ainda sobre a alegada vontade de contratar Sérgio Conceição, caso seja eleito presidente do Benfica.

“Conheço o Sérgio [Conceição] desde os tempos do Seixal, quando o [filho] Rodrigo jogava lá… Era treinador do FC Porto e falava comigo. Sei a relação que tenho com ele. O treinador do Benfica, neste momento, é Bruno Lage. Queremos ganhar com esse. Que no dia 25 [de outubro] esteja lá em primeiro lugar. E depois? Não é despedido e continuo a falar ao telefone com Sérgio Conceição. Já falei com outros treinadores. Conversas só. Não sondei. Também falei com Jorge Jesus, como habitual. Sérgio Conceição, por exemplo, não está nesse lote.”, esclareceu.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo