Luis Díaz diz ‘adeus’ ao Liverpool com referência tocante a Diogo Jota (vídeo)

Instantes após ter sido oficializado como novo reforço do Bayern Munique, Luis Díaz recorreu às redes sociais, esta quinta-feira, para deixar uma mensagem de despedida ao Liverpool, ao fim de três épocas e meia, onde se cruzou com Diogo Jota – antigo jogador que morreu na sequência de um acidente de viação, há quase um mês, com direito a uma referência algo tocante.
“Três anos e meio que guardarei para sempre. Cheguei com todos os sonhos do mundo e estou a sair orgulhoso de tudo que conquistamos juntos. Conheci pessoas incríveis, colegas fabulosos, treinadores que me ajudaram muito e adeptos extraordinários. O Liverpool é, de facto, uma equipa especial. Vou guardar todos no meu coração. O ciclo termina aqui e é tão gratificante olhar para trás e perceber o quanto fomos felizes”, começou por escrever o ex-FC Porto.
“Não só pelos troféus que ganhamos, mas pela união e amizade que tornaram tudo possível. Houve altos e baixos, como sempre há, mas sempre houve verdade. Como deveria ser sempre numa família. É bom estar a sair com a sensação de dever cumprido e, acima de tudo, estar a sair como um campeão”, vincou de seguida, antes de recordar Diogo Jota.
“Teria sido a despedida perfeita se não tivéssemos perdido um dos nossos de uma forma tão trágica. Como eu disse, e repito, levo todos comigo no coração, mas um deles em particular: Diogo [Jota]. Nunca o esquecerei. Nunca o esqueceremos. Obrigado por tudo”, rematou, utilizando ainda a mítica referência ‘YNWA’ [You’ll Never Walk Alone].
O negócio entre Liverpool e Bayern concretizou-se na ordem dos 75 milhões de euros, colocando um ponto final numa aventura marcante de Luis Díaz em Anfield, que teve início em janeiro de 2022, quando decidiu deixar o FC Porto ao fim de dois anos e meio (de sucesso) em Portugal.
Tragédia abalou o mundo do futebol
Recorde-se que, no passado dia 3 de julho, Diogo Jota encontrava-se a caminho de Inglaterra, mas foi aconselhado a deslocar-se de automóvel (e só depois de ferry), em vez de avião, por motivos de saúde. Em função da mais recente intervenção cirúrgica ao pulmão a que foi submetido, já depois da conquista de Portugal na Liga das Nações, o ex-avançado do Liverpool recebeu indicação para não fazer a deslocação de avião, de forma a evitar a pressão da cabine, pelo que o plano passava por chegar a Santander, em Espanha, partindo num barco com destino a Portsmouth, num percurso de cerca de 30 horas.
O fatal acidente aconteceu na A-52, na zona de Zamora, a cerca de 350 quilómetros desse local, na sequência de um despiste que terá sido causado pelo rebentamento de um pneu, enquanto era realizada uma ultrapassagem, seguindo-se um incêndio. Os últimos resultados da investigação da Guarda Civil espanhola apontaram ainda para um possível excesso de velocidade.
O funeral aconteceu no passado dia 5 de julho, em Gondomar, num momento que atraiu muitas personalidades ligadas ao mundo do desporto, desde os plantéis de Liverpool e Penafiel (onde jogavam Diogo Jota e André Silva, respetivamente) a diversos internacionais portugueses. As homenagens multiplicaram-se desde então e, há sensivelmente duas semanas, o conjunto liderado por Arne Slot não esqueceu o antigo jogador, num jogo particular frente ao Preston North End, com momentos arrepiantes.
Diogo Jota representava atualmente o emblema de Anfield, onde jogava desde a temporada 2020/21, tendo disputado 182 jogos pelos reds e marcado 62 golos. Em Portugal, o minhoto jogou com a camisola do Paços de Ferreira antes de ser transferido para o Atlético de Madrid, altura em que foi emprestado ao FC Porto, onde ficou apenas uma temporada antes de ser novamente emprestado para Inglaterra, para representar o Wolverhampton, que militava no Championship, tendo ficado a título definitivo por uma quantia de 14 milhões de euros.
Depois de mais duas temporadas ao serviço do Wolves, rumou a Liverpool por cerca de 45 milhões de euros, onde tinha estado nas últimas cinco temporadas (com destaque para a conquista da mais recente Premier League), enquanto se prepara para iniciar a sexta época pelo clube de Anfield. Tudo aconteceu após um mês em que o antigo avançado, de 28 anos, conquistou a sua segunda Liga das Nações, ao serviço de Portugal, para além de se ter casado no passado dia 22 de junho, deixando três filhos, na sequência do fatal acidente.